NOTÍCIAS


A importância da participação popular: após denúncia, ruínas são "limpas"

Um guia de turismo, morador de Vila Bela da Santíssima Trindade, a 521 km de Cuiabá, se incomodou com a ocupação indevida nas famosas ruínas, um patrimônio histórico da cidade. Ele fez uma reclamação e, em seguida, as pessoas em situação de rua que estavam no local foram retiradas.

Alcindo Crespo explicou que, como guia, percebeu que a ocupação indevida, além do risco de degradação do bem material, estava inviabilizando a visitação turística, já que os colchões espalhados e o mal cheiro acabavam deixando o turista decepcionado.

Contatada, a Secretaria Municipal de Turismo se mobilizou e, por meio de uma força tarefa, retirou as pessoas do local. Nessa sexta-feira (3), o local foi reorganizado. A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Polícia Militar.

O desafio público agora é realocar essas pessoas, algumas estão em situação de rua, outras têm residência no município, mas, por uma situação de dependência química acabam ficando nas ruas.

As ruínas

A estrutura localizada no Centro de Vila Bela da Santíssima Trindade é uma construção do período colonial. Na época, o município era capital da província de Mato Grosso.

O local foi tombado como patrimônio histórico cultural e é protegido pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

 

Da redação.




07/05/2024 – Primeira Capital FM

COMPARTILHE

SEGUE A @@PRIMEIRACAPITALFM

(65) 98124-7864

radioprimeiracapitalfm@gmail.com
Vila Bela da Santissima Trindade-MT
Rua Conde Azambuja, 859

NO AR:
ROMANCE - PRIMEIRA CAPITAL FM