NOTÍCIAS


Rio Guaporé e Sararé: Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso recebe denúncia de crime ambiental

A reunião da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, realizada na ultima quarta-feira (23), foi pautada por recebimento de denuncia encaminhado pelo vereador licenciado Edclay Coelho e pelo vice-prefeito Edvan Coelho, informando sobre ações de garimpeiros que esta resultando na poluição dos Rios Sararé e consequentemente o Rio Guaporé. A comissão é formada pelos Deputados Estaduais Wilson Santos (PSD), Gilberto Cattani (PL), Carlos Avallone (PSDB).

Os efeitos negativos estão gerando grande preocupação à população vilabelense, uma vez que a coloração da água do Rio Guaporé já apresenta aparência de cor amarelada, totalmente inverso do normal.

A região do Sararé possui grandes reservas minerais e consequentemente tem atraído garimpeiros, tornando foco de exploração. Com isso a bacia hidrográfica tem sido degradada pelos garimpos ilegais, com impactos diretos nos canais fluviais. Com a retirada da cobertura vegetal, bem como a remoção do solo e de sedimentos armazenados ao longo de suas margens, tem afetado diretamente o Rio Guaporé no município de Vila Bela da Santíssima Trindade. O Rio Sararé encontra-se 100% poluído pela ação do garimpo ilegal.

O Rio Guaporé nasce na Chapada dos Parecis (MT), a 630 m de altitude e desemboca no rio Mamoré perto de Surpresa (RO). Na sua extensão de aproximadamente 1.400 km, 1.150 km são navegáveis a partir de Vila Bela da Santíssima Trindade. Em todo seu percurso no estado de Rondônia, forma a fronteira do Brasil com a Bolívia. Corre inicialmente em direção sul, faz uma grande curva para o oeste, passando por Pontes e Lacerda e seguindo até Vila Bela da Santíssima Trindade, onde sobe novamente rumo ao norte e finalmente se inclina ao noroeste até sua foz no Mamoré. Atravessa uma região rica em biodiversidade e belezas naturais, constituindo uma zona de transição entre o Pantanal mato-grossense e a Amazônia.

Conforme decisão tomada pela comissão, uma equipe formada por deputados e técnicos realizará inspeção in loco para elaboração de parecer sobre a real situação para que assim sejam tomadas providencias cabíveis.




29/10/2023 – Primeira Capital FM

COMPARTILHE

SEGUE A @@PRIMEIRACAPITALFM

(65) 98124-7864

radioprimeiracapitalfm@gmail.com
Vila Bela da Santissima Trindade-MT
Rua Conde Azambuja, 859

NO AR:
SHOW DA NOITE - PRIMEIRA CAPITAL FM