NOTÍCIAS


Veja os melhores e piores municípios em gestão fiscal no Estado

Mais de dez municípios de Mato Grosso foram classificados com uma situação fiscal “excelente”, segundo dados do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado nesta semana (Veja lista completa ao final da matéria).

A lista é elaborada anualmente pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro e os resultados são de 2022.

A pontuação dos municípios varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 melhor a gestão fiscal do município. As classificações são divididas entre excelência, boa gestão, dificuldade e crítica.

Das dez cidades que tiveram a melhor pontuação no Estado, nove conseguiram alcançar o 1, que é a nota máxima. Este desempenho fez com que esses nove municípios ocupassem o topo da lista estadual e nacional de desempenho da gestão fiscal.

A única cidade entre as primeiras que não teve nota 1 foi Matupá, com 0,9970 ponto. Na classificação nacional a cidade ficou em 53º lugar.

 

Dificuldade fiscal

Com pontuação que varia de zero a um, o índice é composto pelos indicadores de “autonomia”, “gastos com pessoal”, “liquidez” e “investimentos”.

Os dez piores municípios em gestão fiscal em Mato Grosso tiveram uma pontuação abaixo de 0,6, entrando na classificação de “dificuldade”.

Cuiabá integra a lista dos piores municípios, com gestão fiscal em dificuldade. A cidade é a segunda pior capital do Brasil, melhor apenas que Campo Grande (MS).

O município com pior desempenho foi o de Vila Bela da Santíssima Trindade, com 0,5218.

Segundo a Federação, este foi o pior desempenho da cidade nos últimos nove anos. Sua pontuação mais baixa foi na categoria “gastos com pessoal”.

Veja listas:

Fonte: MidiaNews




04/11/2023 – Primeira Capital FM

COMPARTILHE

SEGUE A @@PRIMEIRACAPITALFM

(65) 98124-7864

radioprimeiracapitalfm@gmail.com
Vila Bela da Santissima Trindade-MT
Rua Conde Azambuja, 859

NO AR:
RARIDADE - PRIMEIRA CAPITAL FM