NOTÍCIAS


Vereador atira em delegado durante operação e acaba morto em confronto

Jeosafá Moraes de Castro, presidente da Câmara dos vereadores do município de Rio Branco (356 km de Cuiabá) e filiado ao PSDB, morreu durante um confronto com policiais civis na manhã desta quinta-feira (2). Os policiais estavam cumprindo uma ordem judicial de busca e apreensão contra o parlamentar. Durante o confronto, o delegado da Polícia Civil, Marcelo Menezes, também acabou ferido.

Segundo a Polícia Civil, o vereador era investigado por fazer parte de uma facção criminosa que encabeçava o tráfico de drogas no município. As investigações da Polícia Civil apontam que o presidente da Câmara atuava no apoio logístico da facção, fornecendo armas aos criminosos.

Segundo informações, durante o confronto, o vereador atirou cinco vezes no delegado. Dois disparos acertaram o colete e um pegou abaixo, perfurando o abdômen e o intestino. Neste momento, ele passa por cirurgia em Cáceres e o Ciopaer já está pronto para trazê-lo a Cuiabá caso necessário. A arma de Jeosafá, apreendida pela Polícia, estava com a numeração raspada. (Veja fotos no fim da matéria).

Ainda sobre o confronto, o delegado estava com policiais do Grupo Especial de Fronteira, que revidaram os disparos no momento que o veredor reagiu a abordagem e atirou no delegado.

Crimes

Dois assassinatos recentes no município estão atrelados à quadrilha que Josafá fazia parte. Um deles foi no dia 8 de fevereiro com a morte de Fernando de Jesus Abreu, de 30 anos e encontrado no meio da rua da cidade, com várias marcas de disparos no rosto.

Outra vítima, identificada como Adriano Paulo de Souza, de 40 anos, foi encontrado morto no dia 15 de fevereiro, no terreno de uma obra no município.

Os dois assassinatos foram realizados por criminosos que estavam de moto. No caso de Adriano, os bandidos fugiram a pé depois do veículo apresentar falhas mecânicas.

A operação que resultou na morte do vereador foi denominada de Rota Cercada e visava cumprir 40 mandados de prisão contra integrantes da facção criminosa que o vereador era investigado por fazer parte.

As 12 ordens de prisão temporária e 28 de busca e apreensão são cumpridas em quatro cidades – Rio Branco, Lambari d’Oeste e Salto do Céu, que fazem parte da “rota das águas” na região de fronteira – e em Barra do Bugres.

Não há informações sobre o estado de saúde do delegado baleado, mas ele foi encaminhado para receber atendimentos médicos em Cáceres.

A reportagem entrou em contato com a Câmara Municipal de Rio Branco, mas não obteve resposta.

Repórter | Estadão Mato Grosso

 



02/03/2023 – Primeira Capital FM

COMPARTILHE

SEGUE A @@PRIMEIRACAPITALFM

(65) 98124-7864

radioprimeiracapitalfm@gmail.com
Vila Bela da Santissima Trindade-MT
Rua Conde Azambuja, 859

NO AR:
IN COMPANY - PRIMEIRA CAPITAL FM