Comerciante e moradora do bairro afirma que a população já buscou o DAE, mas nenhuma solução foi apresentada ainda
Os moradores do bairro Cohab, em Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá, sofrem com um problema crônico de falta de água. E, neste período de chuva, quando a água chega na caixa é com mau cheiro e sujeira.
A moradora e comerciante Alcimare Villas Boas conta que o problema é ocasionado por um fenômeno natural chamado decoada, por isso, a água fica com muita matéria orgânica.
O fenômeno pode ocasionar, inclusive, mortandade de peixes por falta de oxigênio, assim, o cheiro dos peixes mortos acaba indo na água fornecida aos moradores.
Ainda segundo a moradora, a estação de tratamento que disponibiliza água para o bairro é insuficiente, pois a estrutura é muito antiga. Além disso, o reservatório não está com capacidade suficiente para armazenar e tratar a água fornecida.
A prefeitura foi procurada, mas ainda não se posicionou sobre o assunto.
“Mesmo com os produtos utilizados para tratamento, a água que chega na torneira de casa é amarelada, o cheiro é ruim e a gente fica com sensação de que ela está grudando no corpo”, relatou a moradora.
Alcimare, explica que a falta d’água é frequente, conforme os vídeos que ela encaminhou, mostrando que nesta quarta-feira (10), as torneiras estão secas.
A moradora disse que a população sempre busca informações e registra reclamações no DAE (Departamento de Água e Esgoto) do município, no entanto, a resposta que recebem é que o problema será resolvido com a construção de uma nova ETA (Estação de Tratamento), mas o projeto ainda não começou.
Enquanto isso, os moradores seguem com a incerteza de quando terão água na caixa e usam a mineral para os serviços domésticos.
Fenômeno natural
Decoada ou dequada é o nome popular que se dá no Pantanal aos eventos anuais de alteração natural da qualidade da água durante a fase hidrológica de enchente, cuja intensidade varia de acordo com o clima e os padrões de inundação anuais.