Quem nunca ouviu o ditado popular de que “gentileza gera gentileza”? Celebrado no dia 13 de novembro, esse gesto também tem o poder de curar o corpo e a alma. Você sabe ser gentil?
Segundo a psicóloga Alaine Amaral, de 34 anos, a gentileza também gera gratidão, melhora o sistema imunológico e traz benefícios à memória. A afirmativa é parte dos anos de estudos e observação da profissional, que preparou 8 dicas para quem deseja ser mais gentil. Confira abaixo:
1. Fortalece a autoestima. Receber a gentileza faz com que você se sinta querido, considerado e capaz trocar afeto. Além disso, aprendemos a identificar pontos positivos nas coisas, incluindo em si mesmo.
2. Fortalece o otimismo e a esperança, justamente por aprendermos a identificar pontos positivos e considerar a existência deles.
3. A gratidão fortalece o sistema imunológico;.
4. Somos seres extremamente adaptáveis, o que faz a gente se acostumar com o que temos de bom e com isso o que temos de bom vai, com o tempo, passando despercebido. Viver a gratidão faz com que a gente aprenda a se sentir bem mais uma vez com o que já temos.
5. Diminui comparações, invejas e cobiças.
6. Fortalece laços e nos tornamos pessoas mais agradáveis de se conviver.
7. É transmissível! As pessoas normalmente sentem o desejo de passar adiante. Aqui lembramos que a frase “gentileza gera gentileza” é verdade, porque gratidão também gera gratidão. A gente sai do modo competitivo e aprende o quanto é gratificante o modo cooperativo.
8. Gentileza e o fazer pelo outro, e não só por si mesmo, auxilia na melhora de doenças mentais como depressão, ansiedade e transtornos de personalidade.
“Aprender a falar com gentileza evita muitos problemas. Tanto para que o outro receba a mensagem e pense sobre ela, ao invés de se defender por se sentir atacado, quanto para o caso de estarmos equivocados sem saber”.
Alaine Amaral, psicóloga