MENU



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu na última semana o uso de duas substâncias químicas que são utilizadas em produtos de cosméticos. A medida foi tomada após testes apontarem riscos à saúde. Saiba como identificar se seu esmalte em gel contém os compostos.
A Anvisa também ressaltou que as duas substâncias, TPO (Óxido de difenilfosfina) e o DMPT (ou DTMA – Dimetil-p-toluidina), podem ser substituídos sem prejuízo à qualidade dos cosmésticos.
Para que o consumidor possa verificar se o produto contém uma das substâncias, é importante observar o rótulo ou a lista de ingredientes. Segundo o órgão, as substâncias podem aparecer com diferentes nomes nas embalagens:
As empresas e estabelecimentos que vendem ou utilizam produtos a base destas substâncias têm até 90 dias para parar de vender ou comercializar os produtos. Passado esse prazo, todos os registros e notificações desses produtos serão cancelados pela Anvisa.
A Anvisa fundamentou a decisão em pesquisas internacionais que comprovam os perigos dessas substâncias.
Com a decisão, o Brasil se alinha aos padrões de segurança da União Europeia, que também baniu recentemente esses ingredientes. A medida impede que produtos considerados inseguros em outros países sejam comercializados aqui.
Fonte: CNN Brasil



